segunda-feira, 8 de julho de 2013

Publique e venda seu livro pela Saraiva gratuitamente

Além da Amazon, do Google Play, agora a grande editora Saraiva abre oportunidade para lançamento de livros sem nenhum custo pelos autores. A única diferença é que a Saraiva exige contrato registrado em cartório, coisa fácil de se fazer. Dê uma olhada na explicação completa sobre o assunto do jornal fluminense:


Nunca foi tão fácil ser escritor. Se até meados de 2008 colocar uma ideia no papel e vendê-la era difícil e muitas vezes impossível, hoje a situação se inverteu. Através de vários sites e aplicativos, novos escritores estão tendo a oportunidade de lançar suas histórias e pesquisas no formato de e-books – ou livros digitais, como são mais conhecidos. Uma das principais empresas que investem na ideia é a Apple. Desde o lançamento do iBooks, centenas de livros sem editoras têm chegado às prateleiras virtuais da empresa possibilitando um novo fôlego para o segmento que não para de crescer. Outra empresa que começa a acreditar na tendência é a Saraiva.
Prestes a lançar seu próprio self-publishing, a marca apresenta ao mercado o Publique-se!. A ideia é convidar os autores a transformarem seus textos em livros digitais, contando com a estrutura da rede Saraiva para distribuição e comercialização dos títulos através de seus sites de e-commerce: tanto o Saraiva quanto Siciliano. Em breve, a empresa promete que a operação será ampliada oferecendo também serviços editoriais com expertise do Grupo Saraiva, além da possibilidade do lançamento de versões impressas e eventos em loja.
  
De acordo com o diretor Presidente da Saraiva, Marcílio Pousada, “o lançamento de uma plataforma de autoedição como o Publique-se! amplia o setor literário e possibilita autores que, por diversos motivos, não têm seus originais selecionados na triagem de editoras tradicionais”.

“O self-publishing é agregador ao incluir novos autores na cadeia. Pode funcionar também como um teste. Por exemplo, um autor que se autopublica e tem reconhecimento do seu trabalho em vendas, pode despertar o interesse do mercado. A autopublicação é saudável ao segmento editorial. Permite que mais obras cheguem aos leitores. Parte do princípio de que nada é desinteressante”, continua Pousada.
O serviço pode ser bastante interessante para os escritores, já que é uma forma de novas ideias chegarem ao mercado. Se as histórias publicadas foram assertivas e caírem no gosto do público, o dono da trama pode se ver em um status igualmente ocupado pelos grandes profissionais do ramo.
Na primeira etapa do Publique-se!, o preço de capa será definido pelo próprio autor, que será remunerado em 35%, a maior remuneração do mercado de autoedição neste formato, que dá total autonomia ao autor sobre sua obra. De acordo com a Saraiva, em breve, a operação será ampliada, oferecendo também serviços editoriais com expertise do Grupo Saraiva, além da possibilidade do lançamento de versões impressas e eventos em loja. 
Para publicar a sua obra, o escritor precisará seguir alguns passos no site do projeto (http://www.livrariasaraiva.com.br/publique-se/). O autor terá que abrir o contrato em minuta simples já registrado em cartório, o termo de adesão para assinatura, além de um prospecto explicativo com o modelo de remuneração.
A partir do momento em que a administração do Publique-se! recebe o documento assinado pelo autor, ele já pode disponibilizar seus e-books para venda. O tráfego de comercialização dos livros é protegido pelo sistema. O autor tem a opção também de proteger seu trabalho com o DRM evitando distribuição ilegal, empréstimo de obras ou cópias não autorizadas.
Assim que o autor inclui o original no site, pode escolher entre inserir uma arte de capa personalizada ou optar pelo layout automaticamente gerado pela plataforma. Publique-se! permite também compartilhar o link da obra nas redes sociais.
Além do Publique-se!, as lojas App Store e Google Play também aceitam novos talentos da literatura.
Várias são as possibilidades para que os novos escritores possam fazer sucesso. Só resta agora o escritor colocar toda a sua criatividade no papel.

Nenhum comentário: