quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Será possível ganhar dinheiro publicando por conta própria?

       Este é meu último post deste ano; eu só voltarei a publicar no início de Janeiro e quero encerrar o ano com uma questão delicada que tem tirado o sono de muitos escritores:  a questão financeira da autopublicação. 

        No fim de Janeiro estarei lançando um livro por conta própria, isto é, pela PERSE Editora. Esta editora não cobra para você publicar seu livro, ela vai cobrar seus direitos  na hora de vender. O preço da venda é a união  do valor que você determinou receber com a venda mais o custo da edição.                  Digamos que você determine ganhar R$10,00 por livro. O custo ficará (exemplo) R$25,00 mais os seus R$10,00  o preço final de venda ficará  R$35,00.

       O que você tem que pagar ao publicar o livro: ficha catalográfica mais ISBN, valor atual mais ou menos R$150,00 das duas coisas juntas, para ter uma obra em concorrência no mercado.

       A Editora LEYA abriu uma editora chamada Escryptos  que vai publicar de graça só ebooks; parece com a Editora Perse, mas com a diferença que a Perse  publica seu livro no formato ebook e no papel.
   
      O incrível disto tudo é que, publicar na Perse, o livro vende, a exemplo do último que eu publiquei que foi "Minha vida na Bélgica". O livro  vendeu! E agora vou fazer o mesmo caminho  na publicação dos Poemas Equacionais. 

     Sobre este livro, e toda esta propaganda, não paga, feita por ideia própria e sem investimento  em marketing pago, eu questiono, já sabendo a resposta: o livro é totalmente original, é novo conceito, é poesia em fórmula matemática, nunca antes imaginada, vai surpreender com certeza e não tem uma grande editora que diga "eu compro a ideia, pago adiantado e quero ver o que é, mostra ai as poesias que eu edito". Não tem! Incrivelmente isto é Brasil!

        Eu recebi uma proposta de uma editora me oferecendo 5% por capa e eu disse "não quero", sabe porque? Na PERSE eu receberei 25% por cada livro. 

         Portanto amigo escritor, coragem, escreva, publique,  boa sorte e boas festas.


Por Alda Inácio